Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

prosseguindo

Ainda ontem...

Fiz três receitas básicas. Primeiro foi um doce de banana. Como é fácil e como fica bom e doce ( sem açúcar!). Só colocar banana e água numa panela em fogo alto por 10 minutos e depois abaixar, esperando o ponto. Deixei cozinhando por uma hora e ficou realmente muito gostoso. O Mario diz que ficou comestível, diz ser um bom sinal para principiantes.
O mais emocionante foi fazer minha primeira cenoura, outra história bem fácil. Não achando uma boa cenoura, peguei a daqui de casa mesmo. Lavei com uma escovinha tirando os craques pretos. Depois treinei meu corte direto e sem reco-reco, nota 6.Coloquei numa panela com um pouquinho de água já que era pouca quantidade, deixei ferver em fogo alto e depois abaixei. Ali ficou durante uns 10 minutos até a água evaporar e ela ficar pronta. ( simples, não?). Essa teve até aprovação.
Fiz, também, Bertalha. Não estranhem o nome e nem a subestimem por ela ser apenas uma verdura. Pois é muito gostosa quando bem feita. Adoro as verduras que o meu tio faz, fui tentar fazer o mesmo. Uma verdura refogada no alho na frigideira. Separar talo da folha e espremer bem a folha. Primeiro bota azeite, alho e o talo na frigideira depois jogue a folha e sal (“tudo que vai ao fogão leva sal“, palavras de Carla), não é que deu certo? Me sinto mais protegida nas viagens que faço onde as verduras e os legumes são escassos. Tudo isso demoro no máximo uma hora.
Cozinhar não é de todo impossível. E o mais gostoso é o perfume que a comida viva oferece.
Dessa vez percebi como exige paciência e organização. Como é um exercício de visão espacial. Onde coloco a faca, o ralador , a colher doce, a colher salgada, as panelas....?Técnica. Andar o menos possível e deixar tudo arrumado no final.
Exige, também, um projeto arquitetônico especializado.Minha cozinha por exemplo é extremamente mal calculada, o espaço é pequeno, a pia entope com facilidade, aprendi a lavar o que eu vou sujando no tanque que não entope :D
Um beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário